Proteja o WhatsApp, Instagram e Facebook com reconhecimento facial; veja como

O iPhone X, lançado há poucos dias, mostrou que a Apple está explorando algo que já existe há muito tempo no mercado, o reconhecimento facial.

Por mais que estivesse presente há muito tempo em smartphones Android, esse recurso nunca foi ativamente explorado devido à sua baixa segurança (uma simples foto já era capaz de enganar o mecanismo de reconhecimento).

Entretanto, um aplicativo gratuito chamado IObit Applock promete dar usabilidade ao reconhecimento facial de forma mais ativa, utilizando sua face para autenticar a utilização de apps como o WhatsApp, Instagram e Facebook evitando, dessa forma, os olhares curiosos.

 E se você acha que qualquer um conseguirá burlar a proteção usando uma imagem, pense novamente: o app traz um modo que exige que o usuário mexa o rosto em frente à câmera para autenticar.

A seguir trazemos um tutorial de como configurar o IObit Applock e deixá-lo pronto para proteger os apps que você deseja:

1 – Baixe o IObit Applock

O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita na Google Play Store. Ele contém compras in-app para desbloquear o modo ‘PRO’ (R$9,99), mas comprá-lo é algo opcional, vendo que, mesmo com a versão gratuita conseguiremos proteger os apps desejados.

IObit Applock:Fingerprint Lock

Desenvolvedor: IOBit Applock Team

Preço: grátis – oferece compras no app

Tamanho: 26.15MB

 

2 – Crie uma senha com padrão ou PIN

Após o procedimento, que pedirá para você confirmar o padrão ou PIN escolhido, será necessário digitar seu e-mail para que caso algo aconteça e você esqueça sua senha/PIN, haja uma opção para recuperá-la.

3 – Acesse a opção ‘Face lock’
 Após configurar seu padrão/PIN, toque no ícone do Menu no canto superior esquerdo, e escolha a opção ‘Face Lock’.

O aplicativo apresentará o recurso e após isso basta clicar em ‘Começar’, depois ‘Ativar agora’ e garantir as permissões necessárias ao Android

O próximo passo é registrar seu rosto no visor e esperar até que um sinal de confirmado seja exibido na tela.

4 – Habilite a detecção de ‘Liveness’
 Para configurar o ‘Liveness’, que é o que exige que a pessoa mexa o rosto durante a autenticação, basta tocar no ícone de engrenagem na parte superior direita da tela, depois marcar a opção “Detecção de Liveness”.

Aparecerá uma tela com instruções, leia e depois disso aperte em ‘Ativar’.

Na tela seguinte, é necessário mexer sua cabeça conforme o boneco na tela mostra. Um sinal de confirmação será exibido quando estiver tudo ok.

5 – Ative a proteção nos apps desejados

Agora é a hora de ativar o IObit Applock nos aplicativos que você quer proteger. No exemplo acima usamos o Facebook Messenger.

Basta tocar sobre o cadeado; uma janela aparecerá pedindo autorização especial para o IObit Applock; basta tocar em Abrir no aviso, e ativar o acesso na tela seguinte.

6 – Ative o reconhecimento facial no app selecionado

Estamos na última parte; para ativar o reconhecimento facial no aplicativo escolhido é bem simples. Basta tocar no ícone do reconhecimento facial, após isso, ele ficará colorido.

Pronto, é só isso! Agora, basta fechar tudo e tentar abrir seu app recém-protegido; ele vai pedir que você autentique todas as vezes, mesmo que o app esteja em execução em segundo plano e você (ou outra pessoa) alterne para ele.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *