Seplan apresenta andamento da revisão do Plano Diretor à comissão da Câmara Municipal

Reunião SEPLAM - 9686 - 08 de Agosto de 2017 - Mateus ArgentaVereadores da CDUTH ficaram satisfeitos e sugeriram audiências públicas conjuntas

A Secretaria Municipal do Planejamento recebeu nesta terça-feira (08/08) a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) da Câmara de Vereadores, para explicar o andamento da revisão do Plano Diretor de Caxias do Sul. O encontro foi conduzido pelo secretário Fernando Mondadori, junto aos servidores que compõem a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Territorial (Coplan).

Diretora da Coplan, a arquiteta Rosana Guarese apresentou a metodologia necessária para a revisão do Plano, estruturada em quatro passos, e o cronograma previsto: levantamento de dados; leitura técnica/pré-diagnóstico; leitura comunitária e diagnóstico e formulação de propostas, etapa final que apresentará respostas em forma de lei. “As primeiras etapas exigem mais, porque cada secretaria precisa levantar seus dados. Depois, precisamos ler essa realidade e organizá-la em mapas. Já recebemos cerca de 90% do material das pastas”, explica. Atualmente, a prefeitura está concluindo o levantamento de dados e iniciando o pré-diagnóstico.

Rosana também apresentou mapas que já estão prontos, como o de uso do espaço urbano, o mapeamento turístico e o com dados populacionais, como a densidade demográfica e o fluxo de deslocamentos da população dentro da cidade. “Não utilizamos dados isolados, mas fazemos uma interpretação de uma série deles, o que dá bastante trabalho”, ressalta. Conforme o secretário Fernando Mondadori, a apresentação mostra uma prévia de tudo o que tem sido feito. “Ainda estamos em contato com entidades das áreas de urbanismo e economia para garantir o atendimento das demandas da comunidade”, salienta.

Presidente da CDUTH, o vereador Elói Frizzo apoiou o trabalho desenvolvido pela Seplan. “Estou muito satisfeito com a proposta apresentada. Precisamos saber do andamento para nos organizarmos na Câmara, com reuniões sobre o assunto”, ressaltou. Os vereadores sugeriram a realização de um calendário comum de audiências públicas, durante a fase de leitura comunitária. Mondadori afirmou que a Seplan está aberta às contribuições da Câmara Municipal.

 

Foto: Mateus Argenta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 2 = cinco

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>