Estudantes da rede municipal são premiados na Olimpíada Brasileira da Matemática

_DSC0863Cerimônia ocorreu no último sábado em Porto Alegre

 

Cinco estudantes e uma professora da rede municipal de ensino de Caxias do Sul foram premiados, no último sábado (08/07), pelas conquistas na Olimpíada Brasileira da Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente à edição de 2016. A cerimônia ocorreu no Salão de Atos da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, e contou com a presença de cerca de 500 convidados.

 

Os estudantes caxienses receberam medalhas de prata e bronze nos níveis 1 e 2, que equivalem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar o resultado, eles participaram de duas provas: uma objetiva, com 20 questões, e outra discursiva, contendo seis questões. “Participar da OBMEP é uma experiência enriquecedora. São milhões de pessoas envolvidas. Só na nossa rede são 40 mil estudantes. Estou muito feliz por fazer parte e receber a premiação”, explica a estudante Ana Carolina Daneluz, da Escola Municipal Santa Lúcia, medalha de prata.

 

“Não foi por obrigação que decidi participar, mas porque acredito que estas atividades nos trazem ótimas experiências. Receber essa medalha mostra que, se a gente quer, a gente consegue”, afirmou a estudante, medalha de bronze, Roberta Puton, da Escola Municipal Rosário de São Francisco.

 

O aluno Gabriel Boff Deon, da Escola Érico Cavinatto, foi medalhista de prata. Ele foi à solenidade acompanhado dos pais, que afirmaram que o sonho do filho é ser professor de matemática. “Nos sentimos muito orgulhosos e emocionados pelo Gabriel ter recebido essa premiação. Ele é muito dedicado e merecedor. Esse prêmio mostra que ele está no caminho da realização de seu sonho,” diz Magda Juliana Boff, mãe do garoto.

 

Ainda na cerimônia, a professora Marcia Assunta Tairol, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Vieira, foi homenageada pelo envolvimento na competição. “A homenagem que recebi é um reconhecimento por todo o trabalho realizado ao longo da minha carreira. No entanto, é preciso reconhecer o trabalho coletivo de toda a comunidade escolar”, destaca.

 

Para a diretora da Escola Municipal Santa Lúcia, Vera Rejane Matinotto, o momento é de comemoração. “A escola sempre participou e, por vezes, recebeu menção honrosa. Mas a Ana (Carolina Daneluz) é a nossa primeira estudante a receber medalha. É motivo de muito orgulho e também um incentivo para os demais estudantes”, comemora. Mesma visão compartilhada pela diretora da Escola Municipal Padre Antônio Vieira, Gilda Barbieri. “Os prêmios são gratificantes e coroam os estudantes aplicados além das paredes da escola. Nós participamos da Olimpíada de Língua Portuguesa, onde também já fomos premiados. Agora foi a vez da premiação na OBMEP”, disse.

 

“O mérito, além de ser do estudante, é também dos familiares e equipe de ensino que incentivam e apoiam eles nessa caminhada educacional. Desejo que os nossos estudantes medalhistas sirvam de estímulo para os demais”, finaliza a assessora pedagógica da Smed, Silvana Bioto.

 

A 12ª OBMEP contou com quase 18 milhões de estudantes inscritos. Destes, 501 conquistaram medalhas de ouro; 1,5 mil ganharam de prata; e outros 4,5 mil ficaram com o bronze. A Olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A competição é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

 

Confira abaixo os estudantes premiados:

 

Ana Carolina Daneluz

EMEF Santa Lúcia

Medalha de Bronze

Nível 2 (8º e 9º ano)

 

Roberta Puton

EMEF Rosário de São Francisco

Medalha de Bronze

Nível 1 (6º e 7º ano)

 

Gabriel Boff Deon

EMEF Érico Cavinato

Medalha de Prata

Nível 1 (6º e 7º ano)

 

Natan Lima Matos

EMEF Érico Cavinato

Medalha de Bronze

Nível 1 (6º e 7º ano)

 

Nicole Miwe Silva Ito

EMEF Padre Antônio Vieira

Medalha de Bronze

Nível 1 (6º e 7º ano)

 

Marcia Assunta Tairol

EMEF Padre Antônio Vieira

Professora destaque

 

Fotos: Laura Velho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


cinco × = 10

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>