3º CineSerra anuncia período de inscrições

PeçaCineSerraDivulgaNa edição 2015, Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha apresenta

novidades e ampliação de espaços de exibição

A menos de três meses para a  edição do CineSerra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha ser realizada em Caxias do Sul (de 22 de outubro a 1 de novembro), produtores audiovisuais já podem preparar seus vídeos para participar do processo seletivo do festival. Diferentemente das duas edições anteriores, os filmes de ficção e documentários (ambos de curta e média-metragem) neste ano passam a pertencer à mesma categoria, competindo pela maioria dos prêmios. A outra permanece sendo a de videoclipes musicais. Serão selecionados trabalhos finalizados entre janeiro de 2012 e a data de inscrição no festival.

inscrição é gratuita e online, e deve ser feita entre os dias 10 e 31 de agosto apenas por meio do blog (www.cineserra.blogspot.com.br). A exemplo do ano passado, a mostra competitiva de 2015 acontece em dois certames: regional e estadual. A diferença é que nesta edição do CineSerra o certame estadual não será aberto à participação de trabalhos oriundos das cidades que já estão inscritas no regional. Ou seja, produções de municípios da Região Nordeste do Estado participam apenas do processo seletivo para a competição regional.

Os regulamentos dos certames e a programação do festival já estão disponíveis no blog. Já o formulário para preenchimento da inscrição será liberado apenas no dia de abertura da mesma. As produções selecionadas irão participar da mostra competitiva do CineSerra, que em sua terceira edição terá exibições em cinco cidades: Caxias do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Gramado. Além disso, haverá sessões especiais nas escolas caxienses Madre Imilda, La Salle Carmo, Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M.) Galópolis e Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Santa Corona.

No ano passado, 64 obras foram inscritas e 40 selecionadas para concorrer aos prêmios. Quanto à seleção, o número é 54% superior à primeira edição do Cineserra, realizada em 2013, também por conta da ampliação da abrangência para todo o Rio Grande do Sul, com o certame estadual. Em 2014, além dos trabalhos da região da Serra, obras audiovisuais de Porto Alegre, São Leopoldo, Rolante, Santa Maria, Passo Fundo e Santiago participaram da mostra competitiva.

SOBRE O CINESERRA | O Cineserra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha nasceu em Caxias do Sul, em 2013, com o objetivo de dar visibilidade e agregar valor à produção audiovisual da região. É um festival de cinema e vídeo realizado conjuntamente pelos produtores culturais associados Cláudio Troian e Leandro Daros. Tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Caxias do Sul e apoio cultural da Racon Consórcios. O festival destaca e premia obras audiovisuais realizadas em 23 municípios da Região Nordeste do Estado no certame regional e, desde a edição passada, em demais cidades do Rio Grande do Sul no certame estadual. O festival também oferece workshops gratuitos sobre tópicos relativos à produção e crítica sobre o audiovisual, ministrados por profissionais reconhecidos do segmento.

3º CineSerra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha

Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura | Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Apoio cultural: Racon Consórcios.

Apoiadores institucionais: Prefeitura de Caxias do Sul (Secretaria Municipal da Cultura); Shopping San Pelegrino; Rede Cinépolis de Cinema; Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Garibaldi; Secretaria Municipal da Cultura de Bento Gonçalves; Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Flores da Cunha; Centro de Eventos da FAURGS (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e blog Papo de Cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


1 + = oito

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>